documentos de pensamiento radical

documentos de pensamiento radical

miércoles, 28 de agosto de 2024

10 poemas de CORPO PRESENTE / COITADO DO JORGE de Albino Matos



 

PRAGA-I



Oxalá tropeces na lembrança
E caias 
E te firas
E te doa
Muito

 

 

 

SE




Ah! se tu soubesses
o que eu não te digo…

 

 

 

ÚLTIMO





Cada verso pode ser o último
E tem que ser belo…

 

 

 

QUESTÃO 



Como devo escrever?
A lápis, para poder apagar?

 

 

 

PROGRAMA-I



Quanto menos eu te pedir
menos tu me negarás…

 

 

 

RECAPITULAÇÃO 





Amor é lindo
visto de cima.
(De baixo também)

 

 

 

ENCONTROS 



Não me gastas, amor?
É o fruto que me tomas
ou também a substância?

#


Traz-se ainda um pouco do céu
quando se pousa na terra.

#


Não grites.
Ama só.
(Está bem. Grita.)

 

 

 

CONSELHO 




Poupa-te
Pouco dura
quem muito arde

 

 

 

CORPO CELESTE 




Podias ser um planeta,
já que habito em ti.
Ou estrela, visto que brilhas
e tens luz própria.
Mas estás de passagem,
como os cometas.

 

 

 

BILDUNGSROMAN

 

 

 

Os vivos estão mortos, os mortos estão vivos...

No meu mundo é assim.

E eu estou quase a nascer...




***

 

Albino Matos. Corpo presente / Coitado do Jorge. Editora Urutau, 2020

No hay comentarios:

Publicar un comentario